Madeira maciça é altamente resistente. Dura muito tempo se cuidada bem. Toda a madeira exposta a intempéries começará o processo de decomposição natural. Isso pode levar muito tempo, dependendo da madeira. Algumas madeiras reagem imediatamente, empenando, trincando e escurecendo. Portanto a escolha da espécie pode sim fazer muita diferença.

A madeira sem acabamento preserva seu toque, seu perfume e sua agradável temperatura de superfície. Com qualquer sinal de uso pode ser lixada e ganhar sobrevida. Uma escolha que vale a pena pela experiência completa com o material.

A  aplicação de produtos sintéticos pode isolar a madeira e aumentar a resistência. A desvantagem é perder o contato com a madeira maciça e ficar somente em contato com o produto do acabamento. Existem óleos que penetram na madeira e também aumentam a resistência. Seguramente deverão passar por manutenção com certa regularidade. Porém os poros da madeira seguiram abertos e o tato segue agradável.

Madeira é o material com ciclo de vida perfeito. Dura o quanto preservarmos. De outro modo, segue seu ciclo natural. Uma vez que se entende isto é possível decidir entre a finalidade desejada e a durabilidade que oferece. Com a vantagem que madeira envelhece com estilo. Madeira ainda assim é o material altamente sustentável já que a sua origem é toda natural. Esta beleza dos produtos orgânicos. Quando cumpriram seu papel, se decompõe e não deixam pegadas.