A madeira maciça possui vantagens, propriedades e os benefícios como poucos materiais construtivos. A madeira é sustentável, orgânica e reduz o uso de outros recursos contaminantes quando utilizada como de material predominante. Sua composição é pura e inalterada, não mescla diferentes matérias-primas.
Madeira serve como própria estruturação e material decorativo. Seu aproveitado é perfeito e qualquer resíduo se degrada naturalmente. Madeira é de fácil manuseio. A madeira maciça, quando comparada a outros elementos é relativamente leve e dinâmica. Tem ao mesmo tempo elasticidade e firmeza. Pode ser cortada, colada, encaixada, parafusada, travada.
A madeira maciça oferece mais conforto já que tem vantagens acústicas e de isolamento térmico. Protege por seu isolamento elétrico e atenua radiação. Vem nos ajudando a milhões de anos com suas propriedades antibacterianas ainda pouco divulgadas. Madeira pode inclusive suavizar alergias. A madeira sem acabamento (verniz) tem uma superfície electrostática neutra, deste modo não atrai pó como os demais materiais.
A madeira maciça tem todas essas propriedades concentradas em sua massa. É a melhor forma de tirar proveito do que a natureza nos oferece em um círculo perfeito de uso e reposição. Móveis maciços tendem a durar por gerações. Se transforma em móveis contemporâneos e modernos, tradicionais ou rústicos.