Lâminas dúvidas e consulta2022-08-08T06:49:51-03:00

Respostas às dúvidas mais frequentes sobre lâminas de madeira.

revestimento lâminas dúvidas madeira natural
Vocês enviam amostras?2022-08-04T13:25:59-03:00

A madeira é um material muito intrigante. Não existem 2 árvores iguais e portanto não existem 2 lotes iguais. Optamos por manter em nosso site uma imagem que representa lotes já comercializados e que servirão de comparação entre as diversas opções. Como não podemos sacrificar lotes limitados em quantidade, não dispomos de amostras físicas. Nos concentramos e recomendamos escolher em nossa web as lâminas que mais agradam.

A madeira atual que dispomos em nosso estoque corrente certamente terá alguma característica diferente. Em uma visita a nossa loja, no momento de escolher o material ou através de fotos, podemos afinar a escolha. Recomendamos ao navegar pelo nosso catálogo online, clicar sobre a espécie que mais interessa. Temos algumas imagens adicionais e informação destacada.

Temos também algumas imagens com a madeira aplicada que poderão ajudar a ver características das madeiras para a escolha. São posts publicados no Instagram da Madeireira Bernauer e que podem ser visualizados aqui.

Posso colar diretamente na parede, teto, gesso, chão?2022-08-04T13:25:59-03:00

A lâmina natural de madeira é sugerida para ambientação interna. Longe de intempéries e condições extremas de temperatura e umidade. Madeira responde rapidamente nestes casos, se deformando e alterando seu aspecto. A aplicação direta na parede, teto, gesso ou solo não é recomendada. São superfícies higroscópicas, retiram e retêm umidade da atmosfera. Se estiverem em contato é muito provável que deforme e faça a madeira mofar. Nestes casos, é prática comum aplicar o revestimento natural sobre um substrato apropriado (MDF ou compensado), posicionado distante da parede por poucos centímetros. Uma estrutura de colmeia com ripas criará uma câmara de ar entre as superfícies, preservando e aumentando a vida útil.

Como definir a direção dos veios?2022-08-04T13:25:59-03:00

Tudo deve fazer sentido.

Os veios são características que podem favorecer o efeito de um trabalho. Seu posicionamento pode alterar a percepção e favorecer uma sensação. O sentido do veio da madeira pode diferenciar um formato clássico de um inovador. Podem criar amplitude ou aumentam a impressão de uma altura com ilusão óptica. Fisicamente, os veios da madeira têm a mesma direção do crescimento da árvore. Portanto dizemos que o sentido dos veios é que orientam o comprimento das lâminas. Independente do que e a altura e profundidade do projeto, consideramos o comprimento e a largura da árvore, ou seja, da madeira. As propriedades ópticas e textura singular de cada madeira podem ser usadas a favor do projeto. Entenda como definimos os sentidos e solicite as lâminas com base a este sentido.

Formato comprido. Formato padrão.

revestimento lamina folha natural madeira

Formato atravessado. Curto e largo.

revestimento lamina folha natural madeira

Vocês enviam para outras cidades?2022-08-04T13:25:59-03:00

Sim. Enviamos para todo o Brasil. O custo do frete não está incluído em nossos produtos. O frete fica por conta do destinatário. Cuidamos dos detalhes e coordenamos o transporte com empresas terceirizadas.

Regiões próximas de Pinheiros

Para a região da grande São Paulo podemos recomendar o serviço terceirizado de carreto, taxi ou motofrete. O frete deverá ser e pago diretamente ao transportador.

Cidades distantes de São Paulo

Pedimos que facilitem o nome e contato da transportadora com a qual já trabalham regularmente. Assim podemos indicar as dimensões do material embalado e resolver todos detalhes para confirmarem que podem coletar. Algumas transportadoras possuem limitações: transportam volume específicos ou não fazem coleta. Neste caso poderemos sugerir uma transportadora que já utilizamos para a mesma região indicada. O frete deverá ser pago diretamente para a transportadora definida.

Volumes pequenos

Recomendamos o envio por Sedex em muitos casos. Embalagens menores e mais leves chegam mais rápido. Neste caso, nós levantamos o custo com os Correios e pediremos o pagamento antecipado do frete, junto com o pagamento do material. O pagamento antecipado garante agilidade no recebimento.

Como serão embaladas as lâminas?2022-08-04T13:26:00-03:00

As lâminas de madeira são maleáveis e quase sempre podem ser enroladas (no comprimento). Adquirem um volume reduzido quando enroladas. Dependendo da quantidade encomendada, podem caber em um carro de passeio. Rolos de tamanhos reduzidos podem ser transportados inclusive por motofrete. Embrulhamos com um papel adequado. Não pode sofrer impacto ou ser molhado. Deve ser desembalado assim que chegarem no destino. Ficam melhor se mantidas esticadas e cobertas até seu uso.

Lâminas enviadas para locais distantes através de transportadoras são condicionadas dentro de caixas resistentes de papelão. Um pedido com maior volume, de muitos pacotes de lâminas, poderá ser condicionado sobre um palete de madeira, sem enrolar. Deste modo, precisam de um veículo de carga adequado, comprido.

Buscando sustentabilidade em tudo que fazemos, utilizamos sobretudo papel, caixa de papelão e madeira para as embalagens. Todos materiais de fonte renovável e biodegradáveis. Evitamos ao máximo utilizar plástico. Seja qual for o formato, é importante reforçar para quem irá transportar que evite manter a embalagem em lugar úmido e quente, a fim de evitar qualquer deformação da madeira.

Por quê usar lâminas? Por quê revestir?2022-08-04T13:26:00-03:00

A folha de madeira ou lâmina de madeira surgiu da necessidade de tentar aproveitar ao máximo os lotes com características especiais. Para ampliar a unidade estética, o mesmo aspecto por todo um móvel ou ambiente. Diferencia um trabalho de marcenaria fino de um trabalho rústico ou despretensioso. Diz a lenda que o revestimento foi visto pela primeira vez no Egito em época quando poucas madeiras decorativas atendiam as exigências do faraó. Assim como hoje, poucas árvores têm as condições estéticas que o mercado procura. Todos querem uma perfeição muito pouco encontrada na natureza. “Defeitos” e mescla de tonalidade não são aceitos em móveis finos. Clientes exigentes olham referências de trabalhos bem executados e ricos em detalhes. Isto limita a oferta. Somente as árvores que comercialmente interessantes são exploradas para esta finalidade. Uma perfeita seleção natural. Entre as candidatas a se tornarem móveis, somente as toras retas, as mais deslumbrantes e com melhor rendimento serão cortadas para servir de lâminas.

Sua composição é igualmente 100% madeira, sustentada por sua própria trama de fibras. Não há desperdício ou perdas pelo pelo corte. Assim como a madeira maciça, a lâmina de madeira é um material orgânico, limpo, que não polui e inofensivo para a saúde. Atualmente as técnicas, as máquinas e a precisão para o corte faqueado da tora são impressionantes.

A marcenaria fina deve respeitar a sequência na qual é faqueada uma tora para criar uma coerência na paginação e distribuição das lâminas. O que se busca é harmonia e uma transição suave dos desenhos. Simetria, a unidade de cores e textura são utilizadas em toda área visível para obtenção de um móvel equilibrado e estético. Algumas condições como sentido das lâminas e espelhamento devem ser seguidos para que o resultado seja elegante.

A natureza é quem cuida do aspecto da madeira. Combinando sua textura, veios e cores. A gente participa filtrando o que é viável e agradável para o mercado. Depois cuidamos para que seja bem aproveitada e para o sucesso do cliente e da marcenaria.

Qual o nome das diferentes texturas?2022-08-04T13:26:00-03:00

Texturas e veios das madeiras.

As texturas e desenhos encontrados nas diferentes madeiras possuem uma classificação reconhecida no mundo todo. Essas características marcam um estilo e são aproveitadas de diferentes formas. Entenda as principais disposições dos veios.

laminas desenhos textura madeireira bernauer-01

laminas desenhos textura madeireira bernauer-02laminas desenhos textura madeireira bernauer-03

laminas desenhos textura madeireira bernauer-04

laminas desenhos textura madeireira bernauer-04

laminas desenhos textura madeireira bernauer-05laminas desenhos textura madeireira bernauer

Como se aplica a lâmina de madeira?2022-08-04T13:26:00-03:00

Revestimento e técnicas

A melhor aplicação da lâmina é colando com pressão, utilizando uma prensa com temperatura elevada. Se aplica sobre uma estrutura porosa e perfeitamente plana. Uma chapa de MDF lixado ou compensado de qualidade, por exemplo. A cola também deve ser adequada para não sofrer volatilidade, expandir ou contrair com mudança do tempo. Qualquer aplicação diferente pode alterar o estado da lâmina, trincando, ondulando, mofando, escurecendo. A cultura de revestir móveis obrigou desenvolverem produtos complementares que ajudam no resultado e perfeição buscada. As chapas de compensado, aglomerado, chapas de MDF cruas e colas adesivas adequadas asseguram o resultado nas diferentes aplicações. Experiência também contribui. O tempo exato de cura da cola, técnica de aplicação, preparo e limpeza de cada superfície. Estes elementos reunidos permitem estabilidade, leveza e liberdade para diversas idéias criativas de design e decoração de interiores. Qualquer dificuldade ou falta de recursos para a colagem, indicamos nosso Painel Alemão, que reforça a lâmina e permite diferentes aplicações.

Posso comprar em partes? Vai ter do mesmo lote?2022-08-04T13:26:00-03:00

Não existem duas árvores iguais.

Não arrisque comprar remessas picadas para um mesmo ambiente ou móvel. O segredo de um bom trabalho é ter sempre uma mesma sequência para desdobrar e criar uma unidade estética. Nada de salada.

Mesmo quando escolhemos as lâminas pelo mesmo alto padrão, cada exemplar é único. O motivo? Madeira é um produto natural. E desde modo, existem variações por trás de cada poro e fibra. Isto é que a torna tão especial e jamais pode ser visto como imperfeições. Mas você já sabia disto, verdade? Afinal, quem busca madeira entende que a natureza é espontânea. Esta é a magia dos produtos naturais.

As imagens indicadas em neste site, no nosso catalogo online, são de lotes específicos que representam a qualidade que gostamos de oferecer. Entre todos outros lotes e estoque, podemos encontrar algo parecido, mas ainda assim diferente. Sua opção será particular e irrepetível. Uma de nossas opções certamente agradarão.

Como comprar as lâminas? Quais os passos a seguir?2022-08-04T13:26:00-03:00

Como definir e comprar lâminas:

  1. O primeiro passo é escolher a espécie de madeira adequada para teu projeto? Escolha dentro do nosso portfólio de lâminas naturais.
  2. Depois indicar a quantidade necessária. Somando todas as faces, qual é a área total que você precisa revestir? Quantos m2? Esta prevendo as folgas necessárias e previstas pela marcenaria?
    Exemplo de um pedido: “Preciso de 84m
    2 de lâminas, já com margem de 20% sobre os 70m2 de área acabada”.
  3. Que tal dividir a quantidade em duas seleções diferentes para tentarmos abaixar o custo final? Em projetos maiores podem ser usadas lâminas mais econômicas em partes mais ocultas para tentar reduzir o custo final. Poderão indicar uma quantidade do que será a área mais visível/exposta e indicar outra quantidade do que será fundo ou parte interna/oculta.
    Exemplo de um pedido dividido: “Necessito revestir de 48m
    2 com lâminas mais bonitas para as áreas visíveis. Depois preciso de 36mpara áreas internas, fundos. Uma parte mais oculta que pode ser revestida com lâminas mais econômicas”.
  4. Qual é o comprimento ideal das lâminas? Qual atende a maior altura de seu projeto? Qual atende a maioria das peças? Lembre-se: peças mais curtas, maior a variedade de oferta.
    Exemplo de um pedido: “Tenho um tampo de 3,00m de comprimento, mas depois preciso revestir peças com 2,20m de comprimento já com folgas”.
  5. Existe alguma limitação técnica ou econômica que precisamos saber para levantar um orçamento? Como viabilizamos sua compra?
    Exemplo de um limite: “Tive que dar um desconto enorme para o cliente e o orçamento não pode passar de $”. Ou também: “Preciso de 2.000m
    2 de lâminas de Nogueira no entanto esta quantidade estará repartida em 3 ambientes diferentes.”;
  6. Emendamos as lâminas para facilitar a vida os nossos clientes. Quer que emendamos elas para você também? Facilite uma larguras frequente do projeto. A partir de um maior volume e se não indicado um custo, emendaremos como cortesia. Defina como você prefere a paginação as lâminas na emenda.
    Exemplo de um pedido: 2,65 x 0,65m x 42 peças ( já com folgas para aplicar ).
Qual é a quantidade mínima vendida?2022-08-04T13:26:00-03:00

As lâminas de madeira são vendidas em pacotes com 24 folhas, com poucas excessões.

Os pacotes ou amarrados de uma sequência compõe um lote. Este provém de uma mesma tora faqueada. A quantidade de amarrados ou cortes feitos dependerá do tamanho da tora e seu aproveitamento.

Por não ter uma medida fixa, cada pacote é medido e vendido por sua metragem quadrada (área). Comprimento x largura x quantidade de folhas.

Para facilitar, o cliente pode indicar a área que pretende revestir junto com a informação do comprimento necessário. Desta forma, podemos ajudar indicando quantos amarrados serão necessários para cobrir a superfície.

Evite ao máximo adquirir diferentes lotes para não mesclar texturas e cores em um mesmo ambiente e perder a coerência do trabalho. Nenhum lote de madeira é igual ao outro. Podem ser parecidos, mas jamais idênticos. Este é o charme dos produtos orgânicos. É o que torna cada resultado único e autêntico. Peça sempre com folga seu material para não misturar lotes diferentes e conseguir assim melhor harmonia estética. Sem comprar em partes. O ideal é comprar tudo de uma vez.

Oferecemos séries completas, lotes grandes guardados para atender obras amplas e importantes.

Como calcular a quantidade de material que eu preciso?2022-08-04T13:26:00-03:00

Unidades de cálculo e detalhes estéticos:

Vendemos área de lâminas (2D) e portanto, diferente do padrão arquitetônico (3D), não consideramos alturas em nossas medidas. Contamos a áreas de cada face de uma vista. Utilizamos o formato [ comprimento x largura ] de cada face ou superfície. O comprimento é o que orienta o sentido da madeira. Os veios seguem o sentido do comprimento. Em outras palavras, nossa orientação está no material e não no projeto. A medida de referência será sempre em metros. Converta suas medidas de milímetros ou centímetros para metros.

Lâmina possuem espessuras sempre próximas de 0,6mm e não são citadas em nossos cálculos de área;

Importante: sempre trabalhar com folgas de medida para ajustes na combinação, corte e colagem. Nunca indique as medidas finais sem prever folgas ou isto inviabilizará seu projeto. Nos indique claramente que foram previstas folgas na quantidade necessária.

Quais são as medidas das lâminas?2022-08-04T13:26:00-03:00

Comprimentos.

Cada espécie, as diferentes texturas, possuem medidas particulares. Existem lâminas compridas ( altura de uma porta ou pé-direito ) e curtas ( madeiras exóticas e rádicas com formatos quadrados e irregulares ). Por ser um produto natural e orgânico as medidas são sempre variáveis. Cada espécie terá características diferentes, tamanhos diferentes, cores e desenhos únicos. Este é o charme de um produto orgânico. Clicando em cada lâmina de nosso site, você encontrará uma descrição das medidas mais prováveis de cada espécie. Qualquer medida especial que você necessita comprar poderá ser indicada para buscarmos alguma alternativa em nossos estoques. Talvez podemos ajudar com alguma medida excepcional.

Larguras.

Não espere encontrar sempre a mesma largura em lâminas naturais. Nada aqui é industrializado. As larguras precisam ser ajustadas, paginadas e desdobradas. Contamos com máquinas sofisticadas e emendamos na largura com qualidade. Ajudamos a marcenaria, emendando as lâminas com precisão e conhecimento estético. Somente emendando na largura das lâminas é que se consegue atingir os tamanhos do projeto.

Uma tora de madeira gera uma sequência de amarrados de lâminas, alguns mais largos e outros mais estreitos. Para utilizar uma sequência com a mesma cor e textura é necessário aproveitar o mesmo lote completo. Assim se evita uma salada de cores e texturas. No caso de qualquer dificuldade, recomendamos também nosso Painel Alemão, preparado para ter sempre uma mesma medida.

Espessura.

A espessura costuma ser de padrão 0,6mm ( ou seja, menos que 1mm ). Existem lâminas fatiadas mais espessas ou um pouco mais finas. Pode variar por espécie ou propósito.

Qual é o preço unitário? Não tem um só preço?2022-08-04T13:26:00-03:00

São 2 coisas que definem o preço de madeira decorativa: a espécie e a qualidade do lote específico.
Cada espécie de madeira possui uma partida de preço definida pelo mercado. Quanto mais exótica ou disputada uma espécie, mais cara.
Diferentes lotes de uma mesma espécie são avaliados pela qualidade estética. Este é o charme da madeira. Madeira não é toda igual. Quanto mais próximo da perfeição e da referência estética que o mercado determina, mais bem valorado.

Uma vez definida a espécie e a quantidade necessária, poderemos propor um lote com mais precisão.

Nas lâminas, criamos um filtro bastante eficiente para uma classificação das espécies com relação ao preço. A diferença entre as espécies pode ser vista em nosso menu. Separamos por:
$ mais econômicas;
$$ 
preços intermediários;
$$$
espécies cobiçadas e excêntricas.

Somos muito exigentes com nossos produtos. Temos lotes especiais que raramente podem encontrados similares no mercado. A qualidade destes lotes seguramente agradam a todos. Mesmo nossos lotes mais baratos surpreendem se comparados lado a lado com o que o mercado oferece.

Existe uma lógica na formulação dos preços. Ninguém pagaria mais por um produto se não houvessem benefícios claros:

  • beleza estética dentro de padrões globais;
  • melhor rendimento e assim uso de menos material;
  • perfeito estado físico para perfeita manipulação do material.

Por isso comparar preços sem avaliar pessoalmente a qualidade é um dos piores erros que um comprador pode cometer. Empresas com departamento de compras tendem a comparar preços sem avaliar a qualidade do material. Sem a opinião da pessoa especializada. Comprar o material que tem uma finalidade estética sem avaliação visual e sem levar em conta seu rendimento . Lembre-se: sempre haverá alguém oferecendo algo mais barato e de pior qualidade.

Como é calculado o preço final?2022-08-04T13:26:00-03:00

As lâminas são calculadas por sua área ( m). Uma vez medidas as lâminas, calculamos sua área e multiplicamos pelo valor unitário de acordo com a qualidade escolhida.

Exemplo de cálculo:  84,55 m2 x R$50,00/m2 = R$4.227,50

Não esqueça de incluir na metragem a sobra necessária para os ajustes. Assim não faltará material ou surgirão surpresas.

Quais são as condições de pagamento?2022-08-09T05:11:22-03:00

Presencialmente, parcelamos no cartão VISA e MASTERCARD. Para compras maiores podemos oferecer mais parcelas.
Infelizmente NÃO aceitamos cheques ou faturamos. Indicaremos nossos dados bancários para transferencia ou PIX.

Vocês têm loja na minha cidade? Encontro o material aqui?2022-08-09T05:11:38-03:00

Estamos em 1 só endereço no bairro de Pinheiros, São Paulo. Somos uma empresa especializada. Oferecemos um produto muito particular, dirigida para clientes exigentes. Nosso atendimento, nosso showroom e vendas está centralizado em  um único endereço. A qualidade é tão bem filtrada que não poderia estar repartida em diversos lugares. Caso não possa nos visitar, ajudaremos enviando fotos e sugerindo lotes adequados, mesmo à distância.

O que é o DOF?2022-08-09T10:27:55-03:00

DOF  ( Documento de Origem Florestal ) é um controle que emitimos através de um sistema do Ibama. Ele é usado na compra-venda e transporte da madeira. A idéia é rastrear o comércio da madeira legal no Brasil. As empresas ativas no sistema DOF fazem relatórios do volume que comercializam. Podemos emitir este documento de 2 formas:

Empresas com DOF.

São as empresas inscritas no Ibama pelo CTF – Cadastro Técnico Federal. Se estas empresas estiverem em dia com declarações de estoque e com taxas pagas ao Ibama terão acesso ao sistema destinado para que controlem seu estoque. O cadastro é sugerido para marcenarias e indústrias moveleiras por trabalharem regularmente com madeira. Poderão emitir um documento similar e destinar o volume de madeira usado em uma obra para os respectivos clientes finais.

Os passos para receber o documento e poder somar a compra em seu sistema são os seguintes:

  1. A cada compra, nos reforce o alerta que sua empresa possui o DOF;
  2. Uma vez escolhida a madeira e confirmada a compra, nós realizaremos a oferta oficial do volume de madeira adquirido ( via internet e dentro do sistema DOF ). O comprador precisa estar em dentro do sistema;
  3. A empresa compradora precisará aceitar o volume da madeira ofertada através mesmo sistema, via internet;
  4. Emitiremos o DOF para acompanhar o transporte da mercadoria;
  5. A empresa compradora precisará confirmar o recebimento do estoque físico no sistema para concluir a operação. Caso esqueça de confirmar, estará bloqueada para futuras compras.

Pessoas sem DOF.

Para o público geral ou empresas não cadastradas. Nós emitimos o DOF de Destinação para quem não possui qualquer inscrição no Ibama. A diferença é que o comprador não poderá emitir um documento DOF futuro para repassar oficialmente a mercadoria. Rompendo a cadeia. Para a emissão deste documento pedimos que nos facilitem antecipadamente os dados básicos que estarão relacionados com a NFe:
Pessoa Física – nome completo, CPF e o endereço completo.
Pessoa Jurídica – Razão Social, CNPJ e o endereço completo.

Clique aqui para escolher do nosso catálogo de lâminas

catálogo de madeira online madeireira bernauer

Preencha o formulário abaixo para receber uma proposta ou tirar outras dúvidas.

laminas folhas madeireira bernauer
Lâmina natural de madeira para revestir
Indique pra gente:
Para os profissionais.
Dica: incluir as folgas
Dica: quanto mais curta, mais opções.
Sobre a qualidade:
Indique mais detalhes. O que será revestido? Qual é o resultado pretendido? Outros detalhes importantes?
Ir ao Topo